Cirurgia Plástica Corporal
A mamoplastia de aumento consiste na introdução de próteses de gel de silicone permitindo aumentar o volume mamário e remodelar a mama. De acordo com a indicação médica e expectativa da paciente define-se o plano cirúrgico identificando-se o volume e forma mamária pretendida.
A mastopexia é um procedimento que visa a remodelação mamária, removendo o excesso cutâneo, e restituindo à mama um aspecto jovem. Este tipo de cirurgia apenas tem por objectivo reafirmar o peito, não lhe removendo volume, mas sim reposicionando a mama “descaída”.
A redução mamária permite reduzir e remodelar a mama, ao mesmo tempo que elimina os sintomas relacionados com o volume mamário excessivo. Este tipo de cirurgia é dos procedimentos mais frequentemente realizados em cirurgia plástica.
A hipertrofia mamária masculina – ginecomastia – é causa de desconforto e descontentamento masculino. O excessivo volume mamário masculino pode resultar de hipertrofia da glândula mamária ou apenas excesso de gordura (pseudo-ginecomastia).
O lifting de braços, ou braquioplastia, é um procedimento que permite remover o excesso cutâneo e adiposo ao nível dos braços, permitindo assim reduzir o volume e melhorar a sua forma, restituindo a harmonia do membro superior.
O lifting de coxas, ou cruroplastia, é um procedimento que permite remover o excesso cutâneo e adiposo da face interna das coxas, permitindo assim reduzir o volume das coxas e melhorar a sua forma, restituindo a harmonia do membro inferior. A cicatriz necessária a este procedimento fica escondida na face interna da coxa.
A abdominoplastia é dos procedimentos estéticos mais frequentemente realizados. Permite a remodelação abdominal através da remoção do excesso cutâneo e reparação da flacidez muscular, restituindo ao abdómen um aspecto jovem e tonificado.
O body lifting consiste na excisão cutânea circunferencial, e em contínuo, ao nível da região abdominal inferior e região lombar. Permite, num só acto cirúrgico corrigir o abdómen, a região lombar, a região nadegueira e a face lateral das coxas. Está indicado em casos de “desinsuflação” após perda massiva de peso, nos quais existe significativo excesso cutâneo da porção inferior do tronco (abdómen e dorso).
A lipoaspiração é um procedimento mini-invasivo e seguro, que permite a remoção efectiva e duradoura de gordura localizada. Ao remover a gordura localizada em excesso esta técnica permite, além da redução de volume, remodelar aquela região, assim como colher gordura para colocar noutra região (lipoescultura) Poderá ser realizada em ambulatório ou em regime de internamento, dependendo do volume aspirado.
A gluteoplastia consiste na introdução de próteses de gel de silicone nas nádegas permitindo remodelar e aumentar o volume das mesmas. A introdução das próteses realiza-se por 2 incisões ao nível do sulco inter-nadegueiro, sendo as próteses colocadas ao nível intra-muscular.
As deformidades cicatriciais são um motivo frequente para a procura de um cirurgião plástico. Na maioria dos casos tratam-se de sequelas traumáticas, embora muitas vezes também sejam cicatrizes cirúrgicas. O processo cicatricial é um fenómeno complexo, com influências multifactoriais, que levam a que hajam não só diferenças interpessoais, mas também intrapessoais. Este procedimento ajuda a minimizar as cicatrizes.