PODOLOGIA

Podologia

 

A Podologia é a Ciência na área da Saúde que analisa e investiga o membro inferior e tem como objectivo o diagnóstico e a terapêutica das patologias que afectam o pé e as suas repercussões no organismo humano. Deste modo o Podologista é o profissional de saúde devidamente habilitado para o tratamento das patologias do pé.

 

 

A quiropodologia abarca um conjunto de técnicas exclusivas da atuação do profissional de Podologia, que consiste na prevenção, diagnostico e tratamento de qualquer lesão dérmicas (pele) e ungueal (unhas) do pé. Para realizar determinados diagnósticos, analises e tratamentos quiropodológicos a Clinica Vitasaude conta com tecnologia de ultima geração.

 

• Tratamento alterações da lamina ungueal destacamos as Onicomicoses (micoses nas unhas), Onicocriptoses (Unhas encravadas), alteração do formato a unha, perda da Lamina Ungueal (onicólise) entre outros tipos de alterações das unhas;

 

• Tratamento de Verrugas plantares presentes em crianças ou em adultos, sendo estas lesão de origem vírica, onde de forma a evitar o contagio e autocontágio, bem como a sua proliferação devem ser tratadas e eliminadas.

 

• Tratamento de Hiperqueratoses, usualmente designados de calos, produzidos pela pressão continua de determinadas zonas do pé; • Tratamento de Helomas vulgarmente apelidados de “olhos de prediz” que se podem encontrar nos dedos e na planta do pé.

 

 

O diagnóstico e o tratamento precoce do pé da criança é fundamental para assegurar um crescimento correto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais. O crescimento e desenvolvimento do pé da criança, deve ser acompanhado pelo Podologista assegurando um tratamento especializado e personalizado.

 

 

As alterações não corrigidas, as múltiplas agressões e as manifestações nefastas no pé do idoso são significativas. Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destes doentes, a Podologia apresenta um serviço especializado no tratamento da mobilidade e da dor do pé.

 

 

O doente diabético pode apresentar alterações do pé, classificado como Pé Diabético. O Pé Diabético é uma consequência da Diabetes, com risco significativo no aparecimento de úlceras (feridas) e de amputações. A atenção e tratamento especializado e criterioso dos Pés dos diabéticos é essencial para evitar graves complicações.

 

 

O Pé é a base fundamental de apoio, equilíbrio e funcionamento do organismo humano. A prática desportiva é uma das formas mais maravilhosas de comunicação do Homem com a natureza e é essencial para manter o bem estar físico e psíquico do individuo. O estudo e tratamento preventivo do pé do desportista evita o aparecimento de algumas lesões. O tratamento podológico das lesões do pé provocadas pelo desporto é indispensável para proporcionar uma melhor rendimento desportivo.

 

 

A ortopodologia é a área da podologia responsável pela realização dos tratamentos ortopodologicos aplicados nos pés. Como tratamentos ortopodologicos, realizamos órteses plantares e órteses digitais. Para levar acabo a confecção das referidas ortoteses plantares ou como vulgarmente são conhecidas, palmilhas, realizamos um molde do pé, segundo conceitos biomecanicos de neutralidade. As ortoteses plantares podem ser realizadas em todas as faixas etárias, para o uso diário ou especificas para a pratica desportiva e ainda doenças crônicas, como pé diabético, ou reumático.

De uma forma resumida as ortóteses que servem para:

 

Corrigir e/ou compensar alterações biomecânicas dos pés e membros inferiores;

Melhorar a postura corporal;

Aliviar dores;

Aumentar a performance desportiva;

Melhorar a qualidade de vida dos utilizadores.

 

 

Realizamos estudos biomecânicos do pé em: 

• Descarga, quando o pé está em repouso • Estática, em pé, com o peso corporal agindo nos pés. 

• Dinâmica, analisando os padrões da marcha em suas 3 fases: apoio de calcanhar, suporte médio e decolagem durante a marcha normal e a corrida em atletas. O objetivo desta avaliação é diagnosticar qualquer patologia do pé com base no desvio que pode sofrer tanto do retropé quer do antepé.

 

Deste modo, através de testes funcionais, avaliamos as estruturas osseas, músculo-ligamentares envolvidas, que podem levar a um diagnóstico clínico patológico.

 

Facebook
Instagram
error: Conteúdo Protegido
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Em que podemos ajudar?